Livros

 

Deus é um princípio fundamental para a Doutrina dos Espíritos. “Não há vida, realidade, inteligência senão pela vontade de Deus” (Leocádio J. Correia, 25/09/82). Deus é a causa primeira de todas as coisas (Allan Kardec).

 

 

 


Literatura é a arte que se exprime por meio da palavra falada ou escrita, o conjunto de obras escritas e/ou de conhecimentos e de estudos que se relacionam, A Literatura Espírita é muito vasta e de uma riqueza incontestável.        

Literatura Espírita é a expressão dos princípios da Doutrina Espírita, cujo objetivo é a evangelização do homem (reforma intima), em linguagem compatível, elevada, harmoniosa, ética, simples, confortadora e esclarecedora. De uma riqueza incontestável, citamos alguns assuntos abordados: Deus, Evolução, Reencarnação, Sobrevivência do Espírito e Comunicabilidade dos espíritos (mediunidade).

Por seu caráter de consolação e esclarecimento, as obras que compõem a literatura espírita já venderam milhões de cópias, entre os mais procurados listamos O Evangelho Segundo o Espiritismo e o Livro dos Espíritos, incluindo também os de romance dos mais diversos autores.

Porém, ao estudo mais sério e aprofundado da Doutrina Espírita, recomenda-se a leitura e o estudo das Obras Básicas ou Pentateuco Espírita, principalmente o Livro dos Espíritos, o qual foi o primeiro e que originou a Codificação da Doutrina Espírita por Allan Kardec, além das obras psicografadas pelos médiuns Divaldo Pereira Franco, José Raul Teixeira, Francisco Candido Xavier, Hermínio C. Miranda, Ivone A. Pereira, Herculano Pires, entre outros.

Apresentamos aqui as 5 obras básicas e uma síntese das mesmas, que após estudo continuo, certamente lhe darão uma noção bastante ampla da Doutrina Espírita.

1. O LIVRO DOS ESPÍRITOS (publicado em 18 de abril de 1857).
Este é o livro básico da Filosofia Espírita. Nele estão contidos os princípios fundamentais do Espiritismo, tal como foram transmitidos pelos Espíritos Superiores a Allan Kardec, através do concurso de diversos médiuns. Seu conteúdo é apresentado em 4 partes. Das causas primárias, Do mundo espírita ou dos espíritos, Das Leis Morais e das esperanças e consolações.

Eis alguns dos assuntos de que trata: prova da existência de Deus, Espírito e Matéria, formação dos mundos e dos seres vivos, povoamento da Terra, pluralidade dos mundos, origem e natureza dos Espíritos, perispírito, objetivos da encarnação, sexo dos Espíritos, percepções, sensações e sofrimentos dos Espíritos, aborto, sono e sonhos, influência do Espíritos nos acontecimentos da vida, pressentimento, Espíritos protetores e outros temas de real interesse ao homem atual.

É um livro que abre novas perspectivas ao homem, pela interpretação que dá aos diversos aspectos da vida, sob o prisma das Leis Divinas, da existência e sobrevivência do Espírito e sua evolução natural e permanente, através de reencarnações sucessivas. Seus ensinamentos conduzem o homem atual à redescoberta de si mesmo, no campo do espírito, fornecendo-lhes recursos para que compreenda, sem mistério, que é, de onde veio e para onde vai.

2. O LIVRO DOS MÉDIUNS (publicado em janeiro de 1861).
Este livro reúne o ensino especial dos Espíritos Superiores sobre a explicação de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com os espíritos, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que eventualmente possam surgir na prática mediúnica.

Dentre os vários assuntos que aborda, destacam-se: provas da existência dos Espíritos, o maravilhoso e o sobrenatural, modos de ser e proceder com os materialistas, três classes de espíritos, ordem a que devem obedecer os estudos espíritas: a ação dos Espíritos sobre a matéria, manifestações inteligentes, as mesas girantes, manifestações físicas, visuais, bicorporeidade, psicografia, laboratório do mundo invisível, ação curadora, lugares assombrados (com comentários sobre o exorcismo) tipos de médiuns e sua formação, perda e suspensão da mediunidade, inconvenientes e perigos da mediunidade, a influência do meio e da moral do médium nas comunicações espíritas, mediunidade nos animais, obsessão e meios de a combater, trata também de assuntos referentes à identidade dos Espíritos, às evocações de pessoas vivas, à telegrafia humana, além de vários temas intimamente relacionados com o Espiritismo experimental.

Embora publicado há mais de 100 anos, seu conteúdo é atual, seus ensinamentos permitem ao leitor estabelecer relações evidentes da Ciência Espírita com várias conquistas científicas da atualidade.

3. O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (publicado em abril de 1864).
Enquanto o Livro dos Espíritos apresenta a Filosofia Espírita e O Livro dos Médiuns a Ciência Espírita, O Evangelho Segundo o Espiritismo oferece a base e o roteiro da Religião Espírita.

Logo na introdução deste livro, o leitor encontrará as explicações de Kardec sobre o objetivo da obra, esclarecimentos sobre a autoridade da Doutrina espírita, a significação de muitas palavras freqüentemente empregadas nos textos evangélicos, a fim de facilitar a compreensão do leitor para o verdadeiro sentido de certas máximas do Cristo, que a primeira vista podem parecer estranhas.

O Evangelho Segundo o Espiritismo compõe-se de 28 capítulos, 27 dos quais dedicados à explicação das máximas de Jesus, sua concordância com o Espiritismo e a sua aplicação às diversas situações da vida. O último capítulo apresenta uma coletânea de preces espíritas sem entretanto constituir um formulário absoluto, mas uma variante dos ensinamentos dos Espíritos e Verdade.

Os ensinamentos que contém são adaptáveis a todas as pátrias, comunidades e raças. É o código de princípios morais do Universo, que restabelece o ensino do Evangelho de Jesus, no seu verdadeiro sentido, isto é, em Espírito e Verdade.

É fonte inesgotável de sugestões para a construção de um Mundo de Paz e Fraternidade.

4. O CÉU E O INFERNO (publicado em agosto de 1865).
Denominado também “A Justiça Divina Segundo o Espiritismo”, este livro oferece o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual.

Na primeira parte, são expostos vários assuntos: causas do temor da morte, porque os espíritas não temem a morte, o céu, o inferno, o inferno cristão imitado do pagão, os limbos, quadro do inferno pagão, esboço do inferno cristão, purgatório, doutrina das penas eternas, código penal da vida futura, os anjos segunda a igreja e o Espiritismo, aborda também vários pontos relacionados com a origem da crença dos demônios, segundo a igreja e o Espiritismo, intervenção dos demônios nas modernas manifestações, a proibição de evocar os mortos.

A segunda parte deste livro é dedicada ao Pensamento; Kardec reuniu várias dissertações de casos reais, a fim de demonstrar a situação da alma, durante e após a morte física, proporcionando ao leitor amplas condições para que possa compreender a ação da Lei de Causa e Efeito, em perfeito equilíbrio com as Leis Divinas; assim, constam desta parte, narrações de espíritos infelizes, espíritos em condições medianas, sofredores, suicidas, criminosos e espíritos endurecidos.

O Céu e o Inferno coloca ao alcance de todos os conhecimentos do mecanismo pelo qual se processa a Justiça Divina, em concordância com o princípio evangélico: “A cada um segundo suas obras”.

5. A GÊNESE, OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO (publicado em janeiro de 1868).
Esta nova obra, esclarece Kardec, é mais um passo no terreno das conseqüências e das aplicações do Espiritismo. Conforme seu título o indica, ela tem por objeto o estudo dos três pontos, até agora, diversamente interpretados e comentados: a Gênese, os Milagres e as Predições, em suas relações com as novas leis decorrentes da observação dos fenômenos espíritas.”

Assim, em seus 18 capítulos, destacam-se os temas: caráter da revelação Espírita, existência de Deus, origem do bem e do mal, destruição dos seres vivos uns pelos outros, refere-se também a uranografia geral, com várias explicações sobre as leis naturais, a criação e a vida no Universo, a formação da Terra, o dilúvio bíblico e os cataclismos futuros, em seguida apresenta interessante estudo sobre a formação primária dos seres vivos, o princípio vital, a geração espontânea, o homem corpóreo e a união do princípio espiritual à matéria. No tocante as milagres, expõe amplo estudo, no sentido teológico e na interpretação espírita; faz vários comentários sobre os fluidos, sua natureza e propriedades, relacionando-se com a formação do perispírito, e, ao mesmo tempo, com a causa de alguns fatos tidos como sobrenaturais.

Desta forma, dá explicação de vários “milagres” contidos nos Evangelhos, entre eles, O cego de Betsaida, os dez leprosos, o cego de nascença, o paralítico da piscina, Lázaro, Jesus caminhando sobre as águas. A multiplicação dos pães e outros.

Posteriormente, expõe a teoria da Presciência e as Predições do Evangelho, esclarecendo suas causas, à luz da Doutrina Espírita.

Finalizando este livro apresenta um capítulo intitulado “São chegados os tempos”, no qual aborda a marcha progressiva do Globo, no campo físico e moral, impulsionada pela Lei do Progresso.

Com este livro completa-se o conjunto das Obras Básicas da Codificação Espírita, também denominado “Pentateuco Kardequiano”.

Acesse agora o site da Livraria Virtual da Federação Espírita Brasileira – FEB e conheça o acervo da literatura espírita.

 

 

 

 

 

 

 

Os livros da literatura básica do espiritísmo estão disponiveis para sem baixados em extensão pdf, podendo, se for o caso ser impresso. Esta é uma boa iniciativa da FEB.  Portanto acesse o link abaixo e boa leitura.  Você poderá tambem baixar o livro  clicando diretamente na miniatura do livro selecionado. 
—-

Memórias Póstuma de Machado de Assis

    

01/02/2009

 

 

 

 


    

    

Capa do Livro

Com a expressão de seu estilo inconfundível, o mesmo que o conduziu aos píncaros da glória literária, vem Machado de Assis comprovar de forma categórica, nesta obra mediúnica, a imortalidade do Espírito, que sobrevive ao fenômeno biológico da disjunção celular.

Em narrativa lenta, reflexiva, povoada de dúvidas, em que não faltam citações eruditas e frequentes diálogos com o leitor, conta a experiência da própria desencarnação, com todas as perplexidades geradas pelo ceticismo de quem não acreditava na vida de além-túmulo.

Amparado pela maternal solicitude de Maria Ignês, toma gradual conhecimento da nova realidade que passou a viver, da cidade espiritual em que se encontra, da movimentação dos fluidos pela ação conjunta do pensamento e vontade, até alcançar o momento culminante do esperado reencontro com antigos companheiros da Academia Literária e com sua sempre amada Carolina.

 

 

 

—-

2mil

Que são dois milênios no relógio da Eternidade? A humildade do Espírito Emmanuel nos proporciona esta narrativa da existência carnal em que foi o orgulhoso senador romano Públio Lentulus e obteve designação para alto cargo na Palestina, na época em que Jesus transmitia à Humanidade Seus ensinamentos imortais. Nesse livro mediúnico, o leitor sentir-se-á participante da História do Cristianismo no século I, do cotidiano das arrogantes e preconceituosas famílias patrícias, em contraponto com a simplicidade fraterna dos primeiros seguidores de Jesus e do comovente encontro entre o Cristo de Deus e o altivo representante de César. Pontuada por sofrimento e alegria, fortuna, esplendor e miséria, arrogância, abuso de poder e escravidão, resignada ou revoltada, seqüestros, raptos, vinganças, ciúmes, ódios, calúnias, crueldade e benevolência, brandura e perdão, temos a história do Senador Públio Lentulus, de sua filha e de sua amorosa esposa Lívia, convertida aos sublimes ensinamentos do Mestre Jesus. As anotações íntimas e depoimentos do Autor – Emmanuel – testemunham a necessidade, também no plano invisível, de esforço, paciência e fé raciocinada para lutar, resgatando nossas faltas passadas, a caminho da redenção

 

 

 

—-

Nos Domínios da Mediunidade

Leia o livro na íntegra aqui.

Psicografado por Francisco Cândido Xavier,  ditado pelo espírito André Luiz, esta é uma importante obra da literatura Espírita. Leia e se delicie com esta obra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s